Mil milhões de euros para maximizar investimento privado na infraestrutura europeia de transportes


Novo convite à apresentação de propostas para combinar o Mecanismo Interligar a Europa (MIE) com outras fontes de financiamento, incluindo o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

A Comissão Europeia lança uma forma nova e inovadora de financiar projetos de infraestruturas de transportes na Europa. O convite à apresentação de propostas procurará combinar mil milhões de euros de subvenções (Mecanismo Interligar a Europa - Transportes) com financiamento proveniente de instituições financeiras públicas, do setor privado, ou, pela primeira vez, do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, que está no coração do Plano de Investimento para a Europa e constitui uma prioridade absoluta da Comissão Juncker.

Esta combinação inédita de fundos contribuirá para alcançar o duplo objetivo de promover o investimento para financiar modernizações de infraestruturas de transportes inovadoras e sustentáveis, apoiando simultaneamente os postos de trabalho necessários à sua consecução. O convite à apresentação de propostas contribui para a aplicação da Estratégia Europeia de Mobilidade Hipocarbónica no âmbito da União da Energia, e apoia igualmente investimentos em «transportes sustentáveis» com vista às próximas iniciativas de mobilidade rodoviária que serão lançadas no decorrer do ano.

http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-217_pt.htm

#investEU