Plano de Investimento

Investimento na economia real

acompanhe aqui todas as informações

 

enquadramento

A UE regista um baixo nível de investimento desde o início da crise económica e financeira mundial. São necessários esforços coletivos e coordenados a nível europeu para inverter esta tendência negativa e colocar a Europa na senda da recuperação económica.
Os recursos existentes são suficientes, mas precisam de ser mobilizados em toda a UE para apoiar o investimento. Porém, não existe uma resposta única e simples nem uma solução universal.

Mobilizar o financiamento

O FEIE, que é o motor do Plano de Investimento para a Europa, visa colmatar as atuais deficiências do mercado, preenchendo as lacunas detetadas e mobilizando o investimento privado. O FEIE apoiará investimentos estratégicos em domínios fundamentais, como as infraestruturas, a educação, a investigação e a inovação, bem como o financiamento de risco para as pequenas empresas.

Apoiar o investimento na economia real

Novas oportunidades disponíveis para Investidores institucionais na UE e no estrangeiro; Promotores de projetos; e PME.

Adira ao InvestEU  para encontrar oportunidades de investimento e parceiros de negócio através do Programa InvestEU.

Criar um ambiente favorável ao investimento

Para melhorar o enquadramento empresarial e as condições de financiamento, o Plano de Investimento prevê progressos no sentido da realização do Mercado Único Digital, da União da Energia e da União dos Mercados de Capitais.